Our office hours in your time zones
 
Processo Produtivo - O Arroz



Arroz Branco

 

O arroz (constituído por sete espécies, Oryza barthii, Oryza glaberrima, Oryza latifolia, Oryza longistaminata, Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa) é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassado pelo milho e trigo. É rico em hidratos de carbono. Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados e é costume, nos países do sudeste asiático, encontrarem-se socalcos onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida.



Arroz Parboilizado

O Processo de Parboilização.

1ª Etapa- Encharcamento.

O arroz em casca é colocado em tanques com água quente por algumas horas. Já nesta fase, as vitaminas e sais minerais que se encontram na película e germe, penetram no grão à medida que este absorve a água.

2ª Etapa-Gelatinização.

Úmido, o arroz é submetido a uma temperatura mais elevada e sob pressão de vapor. Nesta fase a estrutura do amido sofre uma alteração: o grão se compacta e as vitaminas e sais minerais são fixados no seu interior. É este processo que faz com que o arroz fique soltinho na hora de cozinhar e muito mais nutritivo.

3ª Etapa-Secagem.

Por ultimo, o arroz é secado para posterior descascamento, polimento e seleção dos grãos claros e escuros.





A Olimpio Just Produtos Receitas Processo produtivo Representantes Fale conosco
Institucional
Conheça nossa empresa
Trabalhe Conosco
    O Arroz
Qualidade
Ambiental e Social
  Área Restrita
Contato


Download de identidade Visual